CERTIFICADOS

Para emitir seu certificado acesse a Secretaria Online.
Clique aqui

 

CONGRESSO ONLINE

Prezado(a) Congressista,
As aulas do congresso já estão disponíveis online. Para assistir, acesse sua área restrita.
Clique aqui

 
Programa
Final
 
Mensagem
A DOENÇA HERNIÁRIA EM ANÁLISE: UMA VISÃO PARA O FUTURO

Nas últimas duas décadas do século XX, assistiu-se a grandes mudanças tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia. Ainda não se tem ideia clara do que deverá representar, para todos nós, a globalização capitalista da economia, das comunicações e da cultura. O que para nos é muito importante, são as transformações tecnológicas que tornaram possível o surgimento desta nova era da informação.

Em meio a tudo isso, o universo da medicina é parte deste novo tempo. As atualidades se espalham em velocidade cósmica, em razão dos recursos de comunicação e informática. O progresso foi notável e permitiu sem dúvida que a cirurgia da hérnia ganhasse nova dimensão.

Em um mundo onde a complexidade do conhecimento médico, diferentes e inovadoras técnicas cirúrgicas e novas opções de próteses estão aumentando rapidamente, é muito importante lembrar que o cuidado com o paciente é o nosso principal objetivo. Assim, estaremos debatendo a qualidade de vida no pós-operatório e identificando as melhores práticas clinico-cirúrgicas para assim melhorarmos a qualidade dos nossos resultados e teremos A oportunidade de discutir a aplicabilidade destes novos conceitos.

Estamos em um momento aonde o “cirurgião de hérnia” esta deixando de ser um generalista e busca o aprimoramento focado na sua especialização. Esta é a busca incessante da qualidade e consistência naquilo que é oferecido ao paciente.

O encontro em Porto Alegre será um forum de debates das tendencias atuais no tratamento dos defeitos da parede abdominal, falando sobre ciência basica e medicina baseada em evidencias e resultados clínicos aplicados ao tratamento da doença herniária.

Nossa missão, neste Congresso, será mostrar os novos caminhos da cirurgia da parede abdominal, analisando a etiopatogenia da hérnia e os estudo recentes dos componentes da matriz extracelular, tratar a doença herniária desde a sua prevenção até a customização do procedimento cirúrgico e prótese a ser utilizada em um determinado paciente, entender a atuação do cirurgião na urgência e a participação de diferentes especialistas na reconstrução da parede abdominal. Avaliar os resultados desta interação multiprofissional e adequar estes novos conceitos para melhorar o tratamento, a qualidade clínica e os resultados em nossos pacientes.

Em decorrência dessas novas e importantes descobertas científicas surgiu uma nova visão no mundo da hérnia, muito mais ampla e com profundas implicações sobre o processo de reconstrução da parede abdominal.

Considere que a sua vinda a Porto Alegre, será para contribuir na criação de soluções para a doença herniária.

Sergio Roll
Presidente da Comissão Científica do III Congresso Brasileiro de Hérnia e Parede Abdominal